Não Reclame das Sombras Faça Luz . (Chico Xavier)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“ NÃO HÁ PONTO FINAL PARA O AMOR, AMOR É VIDA E VIDA É ETERNIDADE !.” André Luiz

.

André Luiz

"Amar não é desejar. É compreender sempre, dar de si mesmo, renunciar aos próprios caprichos e sacrificar-se para que a luz divina do verdadeiro amor resplandeça".
Este é um Site Ecumênico Buscando Unicamente Promover o Bem Universal, que promovem o amor cristão , desejo maior do Grande Mestre Jesus . Sejam bem vindos !

Seguidores

segunda-feira, 2 de abril de 2012

A História da Páscoa


A Páscoa sempre representou a passagem de um tempo de trevas para outro de luzes, isto muito antes de ser considerada uma das principais festas da cristandade.

A palavra “páscoa” – do hebreu “peschad”, em grego “paskha” e latim “pache” – significa “passagem”, uma transição anunciada pelo equinócio de primavera.

Para entender o significado da Páscoa cristã,
é necessário voltar à Idade Média e lembrar que os antigos povos pagãos europeus, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Easter, em inglês, derivada de Eostre, deusa anglo-saxã do amanhecer.

Ostera (ou Ostara) é a Deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus.

A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida.

Ostara equivale, na mitologia grega, a Persephone.
Na mitologia romana, é Ceres.

Os antigos povos pagãos comemoravam a chegada da primavera decorando ovos.

O próprio costume de decorá-los para dar de presente na Páscoa surgiu na Inglaterra, no século X, durante o reinado de Eduardo I (900-924), o qual tinha o hábito de banhar ovos em ouro e ofertá-los para os seus amigos e aliados.

Em hebraico, temos a “Pessach”, a chamada “Páscoa Judaica”, que se originou quando os hebreus, há cerca de 3 mil anos, celebraram o êxodo e libertação do seu povo, após 400 anos de cativeiro no Egito, pela mão de Moisés.

Comemoravam assim a passagem da escravidão para a libertação: saíram do solo egípcio,
ficaram 40 anos no deserto até chegar à região da Palestina, terra prometida, atualmente chamada de Israel.

A festa da Páscoa passou a ser uma festa cristã após a última ceia de Jesus com os apóstolos, na quinta-feira santa.

Os fiéis cristãos celebram a ressurreição de Cristo e sua elevação ao céu.

As imagens deste momento são a morte de Jesus na cruz e a sua aparição.

A celebração sempre começa na quarta-feira de cinzas e termina no domingo de Páscoa:
é a chamada semana santa.

A data cristã foi fixada durante o Concílio de Nicea, em 325 d.C, como sendo “o primeiro domingo após a primeira Lua Cheia que ocorre após ou no equinócio da primavera boreal”.

www.portalaz.com.br

3 comentários:

  1. Muito claro explicado, que Jesus este con voce. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Minha querida amiga,

    Ando em falta com você, e com muitos outros.

    Quero agradecer todas as mensagens carinhosas que me deixa no blog.

    Atrasada porém não menos importante, quero parabeniza-la pelo Dia Internacional da Mulher, tomo você como um exemplo, administra seus sites, sempre com mensagens, dicas e imagens lindas, nos oferece mimos, e sempre nos visita, tanta generosidade, sempre carregada de carinho nunca se esquece de ninguém, admirável... PARABÉNS!!!!

    Que Deus abençõe muito voce e sua família, que neste clima tão fraterno carregado de significados maior que apenas distribuir ovos de chocolate, mas o maior de todos onde temos a oportunidade de nos renovar e juntar nossos amados, com saúde, paz e ,muita alegria.

    Que você tenha uma linda Páscoa, onde suas estradas possam ser iluminadas por estrelas cadentes, e a brisa sopre em você e a todos os seus, brisa esta que só pessoas tão especiais conseguem sentir, pois vem das asas sos anjos que eu sempre peço a Deus que te cerquem.

    Bjus Amiga.

    Elaine.

    ResponderExcluir
  3. Muito esclarecedor seu texto.
    Uma ótima Páscoa. Q possamos sempre lembrar do sacrifício feito por Jesus para o nosso salvamento. Muita paz!

    ResponderExcluir